A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou, em 2022, um plano de ação para o bloqueio de aparelhos de TV que transmitem conteúdo pirata. O plano visa combater a pirataria de conteúdo audiovisual, que tem crescido nos últimos anos no Brasil.
O bloqueio afetará aparelhos de TV que não estejam homologados pela Anatel. Aparelhos homologados são aqueles que foram testados e aprovados pela agência, garantindo que cumprem os requisitos técnicos e de segurança.
O bloqueio será realizado por meio de um sistema de identificação de aparelhos. Esse sistema funcionará identificando o número de série do aparelho e verificando se ele está homologado.
O bloqueio começou a ser realizado em 2022 e deve ser concluído até 2024.
Os aparelhos que forem bloqueados não poderão mais transmitir conteúdo pirata. No entanto, eles ainda poderão ser usados para outras funções, como assistir a vídeos de streaming legal ou jogar games.

O principal motivo para o bloqueio de aparelhos de TV pirata é combater a pirataria de conteúdo audiovisual. A pirataria é um crime que prejudica a indústria audiovisual, gerando perdas de receita e de empregos.
Serão afetados aparelhos de TV que não estejam homologados pela Anatel. Aparelhos homologados são aqueles que foram testados e aprovados pela agência, garantindo que cumprem os requisitos técnicos e de segurança.
A Anatel disponibiliza uma lista de aparelhos homologados em seu site. Também é possível verificar a homologação do aparelho no site do fabricante.
O bloqueio começou a ser realizado em 2022 e deve ser concluído até 2024.
Os aparelhos de TV pirata que forem bloqueados não poderão mais transmitir conteúdo pirata. No entanto, eles ainda poderão ser usados para outras funções, como assistir a vídeos de streaming legal ou jogar games.
Para evitar que seu aparelho de TV seja bloqueado, verifique se ele está homologado pela Anatel. Você também pode comprar seu aparelho de TV em uma loja autorizada.