O Pibid é um programa do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo promover a iniciação à docência de estudantes de licenciatura, por meio de bolsas de estudo, vinculadas a instituições de ensino superior (IES) e escolas públicas de educação básica.
O Pibid tem os seguintes objetivos:
* Promover a formação inicial de professores, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, que contribuam para o desenvolvimento da educação básica;
* Fortalecer a articulação entre as IES e as escolas públicas;
* Incentivar a reflexão sobre a prática pedagógica;
* Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
O Pibid é realizado em duas fases:
Na fase I, as IES e as escolas públicas apresentam projetos de Pibid, que são avaliados por uma comissão formada por representantes do MEC, das IES e das escolas públicas. Os projetos aprovados recebem bolsas para estudantes de licenciatura, que participam de atividades de ensino, pesquisa e extensão, sob a orientação de um professor da IES e de um professor da escola pública.

Na fase II, os projetos de Pibid são implementados, com a participação dos estudantes de licenciatura, dos professores da IES e dos professores da escola pública. As atividades desenvolvidas na fase II são:
* Atividades de ensino, com a participação dos estudantes de licenciatura em atividades de sala de aula;
* Atividades de pesquisa, com a participação dos estudantes de licenciatura em pesquisas sobre a educação básica;
* Atividades de extensão, com a participação dos estudantes de licenciatura em atividades de divulgação científica e tecnológica.
O Pibid tem alcançado resultados positivos, contribuindo para a formação inicial de professores, a articulação entre as IES e as escolas públicas e a melhoria da qualidade da educação básica.
* Iniciação à docência
* Formação de professores
* Ensino, pesquisa e extensão
* Articulação entre IES e escolas públicas
* Melhoria da qualidade da educação básica